Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Por que Halloween na sala de aula de Língua Inglesa?

por Tiago Henrique Meggiolaro - Docente de Inglês e Coordenador dos cursos de Idiomas

Com a consolidação do calendário, tornou-se natural comemorar o passar do tempo. Questões históricas e culturais envolvem os dias e enchem algumas datas de significados, tornando-as relevantes para toda uma comunidade ou, pelo menos, para uma parte dela. As datas comemorativas são muito importantes pois conectam os estudantes à essência e à história por trás de uma celebração. Deste modo, o significado deve ser apresentado como uma forma de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e emocional dos estudantes.

A data e a festa de Halloween, bem como a brincadeira de ‘trick or treat’ (doce ou travessura), são muito populares nos Estados Unidos, por isso aparecem em desenhos infantis, filmes e séries famosas da televisão. Isso só nos mostra o quão importante é essa data na cultura americana.

Mas comemorar apenas por comemorar a data não faz sentido!  O compromisso pedagógico de uma escola de idiomas ou de um professor de Inglês, ao trazer a data de Halloween para o contexto de sala de aula, precisa levar o estudante a estudar um pouco sobre o assunto e falar das tradições dessa data nos países de língua inglesa. Com a ajuda da internet, fotos, vídeos e outros materiais didáticos, resgata-se a história original da data e de suas personagens.

Assim, os estudantes descobrem que a origem do Halloween remete às crenças e medos antigos de povos que moravam na Irlanda. Eles ficam sabendo que, todos os anos, milhões de crianças nos Estados Unidos, Canadá e outros países, se fantasiam e vão com amigos pedir doces dizendo: Trick or treat! Estes aspectos culturais, muitas vezes, só são percebidos por aqueles que vivem em determinado lugar. Mas, dessa forma, é como se a aula de inglês fosse um portal aberto para um país estrangeiro bem distante.

Além disso, as atividades e brincadeiras em aula, além de apresentar o vocabulário em inglês, estimulam muito a imaginação e criatividade, principalmente dos mais pequenos, o que é extremamente benéfico para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ao mesmo tempo que promove uma apreciação dos costumes e valores de outras culturas, contribui para desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão da cultura estrangeira.

Enquanto professor de Língua Inglesa, acredito que criar eventos com o envolvimento e a participação de todos é uma excelente maneira de estimular a memória afetiva. As brincadeiras, as atividades festivas e pedagógicas que são trabalhadas serão para sempre lembradas e valorizadas por crianças, jovens e adultos.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.